Ontem, postei um comentario insatisfeito com o Lula e como ele vem lidando com a questao do Sarney e etc, no meu facebook (um orkut americano - se bem que nos, brasileiros, ja estamos invandindo o facebook tambem, o que nao eh surpresa nenhuma, afinal a gente tem que matar o tempo de alguma forma neh? enfim...).
Minha amiga do trabalho comentou em baixo: Da um beliscao no Lula, mas lembra, pelo menos vcs tem sistema de saude universal e biocombustivel.
Bom, o biocombustivel ainda nao eh dos mais eficientes, e por mais que o SUS tenha suas falhas, ainda assim eh melhor que nada.
Entao, ontem a noite, assisti esse comercial na tv... Basicamente o comercial mostrava uma "tipica" familia americana, branca, bem suburbana, com dois filhos loiros e sorridentes indo fazer um piquenique perto de um lago. O comercial dizia que certos costumes e pequenas tradicoes da familia americana nao devem ser alteradas por aumento de impostos.
Que as familias nao deveriam ter que se preocupar em gastar mais quando comprassem seu refrigerante, por causa de um imposto destinado ao sistema de saude.
O comercial ainda dizia que, a melhor forma pra conservar boa saude eh se alimentar bem, fazer exercicio e conservar atos como um piquenique no parque - bons pra todo mundo - e nao aumentar impostos de, por exemplo, refrigerantes.
Eh de se esperar que depois do Obama falar, falar e falar sobre um sistema de saude universal para os Estados Unidos, argumentos contra iriam aparecer. Mas eu sinceramente nao esperava comerciais desse tipo.
Claro que eles vao apelar pra tipica familia americana - nao sao eles que mais sofrem com o problema do sistema de saude e sao eles os mais relutantes em aceitar.
Eu sei que eu pago pelo SUS (ta, pagava... nao que eu esteja pagando imposto pro Brasil agora...), e eu tambem sei que o sistema nao eh eficiente e eh cheio de problemas. Mas eu tambem sei que se eu tiver uma emergencia e precisar ir pro 28 de agosto, pode nao ser o paraiso (e talvez eu pegue uma infeccao hospitalar...), mas ainda assim eu vou ser tratada e nao vou voltar com uma conta ABSURDA pra casa.
Apesar de ter seguro de saude, deusolivre eu adoecer de algo mais serio por aqui. Porque o meu plano eh de estudante, e por mais que cubra bastante, ainda assim, nao cobre tudo - visto uma visita que eu fiz ao Pronto Socorro (que de pronto nao tem nada, porque eu tive que esperar 3 HORAS pra ser atendida) por causa de uma infeccao cutanea que teria me custado mais de 600 dolares, mas por causa do meu "precioso" seguro de saude, paguei "so" $140.
Meu professor de Pensamento Social Critico, Constatine Pleshakov (um russo super sarcastico, charmoso e gay) uma vez me falou que os Estados Unidos "eh o melhor dos mundos possiveis," fazendo uma alusao a Candide, de Voltaire. Em grande parte eu ate concordo com ele... mas em outras, nao da, nao...