Friday, July 31, 2009

UNized




No trabalho! :)

Thursday, July 30, 2009

Cachorro-quente!

Ontem fiz cachorro-quente a la Tia Graca, com algumas alteracoes e modificacoes pra adaptar os ingredientes que eu tinha.

Nao achei creme de cebola. Encontrei French Onion Soup - que eh bem mais ralo que creme de cebola - e ao inves de extrato de tomate, tive que usar Marinara Sauce, o que deu pro gasto.

Foi uma luta pra achar queijo ralado, ainda mais porque estava chovendo, mas no fim, tudo deu certo!

Meu cachorro-quente foi um S-U-C-E-S-S-O.

Honrando ao sagrado cachorro-quente da Tia Graca. Beeeijo Gracinha!

Wednesday, July 29, 2009

Chuva como em Manaus

Hoje eu cheguei no escritorio, meio suada, ja que esta meio quente e umido aqui em nyc.
Meu chefe me perguntou: - Eh mais ou menos assim em Manaus?
E eu respondi que sim, que parecia tal qual em Manaus, mas com certeza la estaria mais quente.
Ele me perguntou se o clima parecido eh uma coisa boa ou ruim.
Pensei um pouquinho e cheguei a conclusao de que se eu estivesse em Manaus ia ser ruim. Mas como eu tou aqui, ate que eh bacana, me faz lembrar de casa.
<3

Tuesday, July 28, 2009

Novo Blog e Twitter

Agora tenho um blog em inglês!
http://lilianexpeditions.wordpress.com/

e Twitter também!
/lilianalvess

Adriana Calcanhotto no Moma



Agora, cantando <3

Friday, July 24, 2009

Health Care

Ontem, postei um comentario insatisfeito com o Lula e como ele vem lidando com a questao do Sarney e etc, no meu facebook (um orkut americano - se bem que nos, brasileiros, ja estamos invandindo o facebook tambem, o que nao eh surpresa nenhuma, afinal a gente tem que matar o tempo de alguma forma neh? enfim...).

Minha amiga do trabalho comentou em baixo: Da um beliscao no Lula, mas lembra, pelo menos vcs tem sistema de saude universal e biocombustivel.

Bom, o biocombustivel ainda nao eh dos mais eficientes, e por mais que o SUS tenha suas falhas, ainda assim eh melhor que nada.

Entao, ontem a noite, assisti esse comercial na tv... Basicamente o comercial mostrava uma "tipica" familia americana, branca, bem suburbana, com dois filhos loiros e sorridentes indo fazer um piquenique perto de um lago. O comercial dizia que certos costumes e pequenas tradicoes da familia americana nao devem ser alteradas por aumento de impostos.
Que as familias nao deveriam ter que se preocupar em gastar mais quando comprassem seu refrigerante, por causa de um imposto destinado ao sistema de saude.
O comercial ainda dizia que, a melhor forma pra conservar boa saude eh se alimentar bem, fazer exercicio e conservar atos como um piquenique no parque - bons pra todo mundo - e nao aumentar impostos de, por exemplo, refrigerantes.

Eh de se esperar que depois do Obama falar, falar e falar sobre um sistema de saude universal para os Estados Unidos, argumentos contra iriam aparecer. Mas eu sinceramente nao esperava comerciais desse tipo.

Claro que eles vao apelar pra tipica familia americana - nao sao eles que mais sofrem com o problema do sistema de saude e sao eles os mais relutantes em aceitar.

Eu sei que eu pago pelo SUS (ta, pagava... nao que eu esteja pagando imposto pro Brasil agora...), e eu tambem sei que o sistema nao eh eficiente e eh cheio de problemas. Mas eu tambem sei que se eu tiver uma emergencia e precisar ir pro 28 de agosto, pode nao ser o paraiso (e talvez eu pegue uma infeccao hospitalar...), mas ainda assim eu vou ser tratada e nao vou voltar com uma conta ABSURDA pra casa.

Apesar de ter seguro de saude, deusolivre eu adoecer de algo mais serio por aqui. Porque o meu plano eh de estudante, e por mais que cubra bastante, ainda assim, nao cobre tudo - visto uma visita que eu fiz ao Pronto Socorro (que de pronto nao tem nada, porque eu tive que esperar 3 HORAS pra ser atendida) por causa de uma infeccao cutanea que teria me custado mais de 600 dolares, mas por causa do meu "precioso" seguro de saude, paguei "so" $140.

Meu professor de Pensamento Social Critico, Constatine Pleshakov (um russo super sarcastico, charmoso e gay) uma vez me falou que os Estados Unidos "eh o melhor dos mundos possiveis," fazendo uma alusao a Candide, de Voltaire. Em grande parte eu ate concordo com ele... mas em outras, nao da, nao...

Wednesday, July 22, 2009

Sugestoes!

Gente, preciso da ajuda de voces...
Quero sugestoes de presentes para uma velhinha e um velhinho de mais ou menos 80 anos.

Ideias? URGENTE!

Festival de Jazz

Estou perdendo o Festival de Jazz.
(sad face)

Tuesday, July 21, 2009

A Crise dos Roedores

Domingo, acordei la pelas 9 horas e decidi lavar a louca. Na noite anterior, a Poulabi tinha feito Frango com Curry, e como eu acabei saindo logo depois, nao lavei os pratos (o esquema eh assim: se uma cozinha, a outra lava, justo nao? mas como eu nunca cozinho, eu sempre acabando lavando a louca. Por mim tudo bem, a comida da Poulabi eh otima!)

La vou eu, rumo a pia e quando vou comecar a lavar a louca, noto que algo esta se movendo dentro da panela. SIM, se movendo! A luz da cozinha nao eh muito forte, entao me aproximei mais um pouquinho pra ver o que era...

Quando eu consigo identificar o estranho objeto dentro da panela, que tinha agua pela metade, quase caio pra tras.

UM RATO NADANDO NA PANELA!

Um ratinho, uma catita malhada, nadando que nem um cachorrinho dentro da panela.
Sem saber o que fazer, pego a tampa e tampo a panela. Pensei, pensei e decidi: vou esperar a Poulabi acordar pra resolver o que fazer com o ratinho. Tentei pegar no sono de novo, mas nao consegui.

Uma meia hora depois, a Poulabi acorda e falo pra ela dar uma olhada na "surpresa" que temos na cozinha. A esta hora, o ratinho nao estava mais nadando, morreu de fatiga (ou sem ar, vai saber).

Eu esperava que a Poulabi fosse fazer algo com o ratinho. Afinal, ela eh a cientista, a mais corajosa de nos duas. Naan, ela tava com medo tambem, entao quem acabou dando cabo do ratinho fui eu. Peguei a panela (ainda tampada) e levei ate o banheiro, onde eu dei descarga na catita.

Enojada e tendo um arrepio atras do outro, eu e Poulabi sentamos pra discutir o porque da invasao do ratinho nadador. Ela comentou que ha uma semana atras, uma das vizinhas estava reclamando de ratos tambem, mas no 11 andar. Conclusao: eles comecaram a passear.

Por mais que eu adore Rattatouille e Mickey Mouse, eu fiquei completamente traumatizada com o ratinho nadador. Mais tarde reclamamos pro porteiro e ele nos deu umas armadilhas pra por na casa.
Felizmente, consegui me distrair da situacao, quando fomos com um outro amigo a um buffet e eu tive uma overdose de comida indiana :)

(Mas A Crise Continua...)

Monday, July 20, 2009

Coney Island

Fui a Coney Island esse final de semana.

Estava acontecendo um festival de musica la esse sabado, entao achei que essa seria uma oportunidade perfeita pra arrumar uma desculpa e passar por la.

Coney Island eh um parque de diversoes que data desde o comeco do seculo 20. Ja teve seus altos e baixos e agora esta passando por uma revitalizacao. Coney Island nao eh exatamente uma ilha, mas fica na pontinha do Brooklyn e eh boa parte da area eh cercada pelo mar. Talvez voces conhecam Coney Island pela competicao de cachorro-quente que eles tem anualmente lah. Acho que o ultimo vencedor comeu uns 60 cachorros-quente em 10 minutos.

Enfim, o parque em si nao tem nada demais. O lance de Coney Island eh mais o charme "historico" que o parque tem. A praia que fica ao lado do parque parece o Piscinao de Ramos, pra ser sincera, hahaha. Farofa-fa-fa total. Mas apesar de tudo, interessante. Encontrei com alguns amigos e nos divertimos por lah, com um sol escaldante.
No fim das contas, eh isso que importa. =)

Friday, July 17, 2009

Na minha bolsa tem...

Comprei uma bolsa nova, purpura, linda! e grande, claro.

A bolsa da coruja foi aposentada por um tempinho, estou dando um descanso pra ela.

E o que tem na minha bolsa? Bom, geralmente tem:

# Meu MP3 velhinho
# Minha agenda
# O livro "Global Giant" editado e escrito por dois professores meus de Mt. Holyoke (Jon Western e Jonathan Lipman)
# Batom e rimel
# Meu passe pra ONU
# Minha carteira
# Tupperware (com meu almoco se for antes das 12:30 e vazio, se for depois das 13)
# Mapa de Nova York
# Sombrinha
# Metrocard
# Canetas
# Celular
# Oculos escuros
# Salto Alto/Havaianas (porque eu nao eu vou andar 13 blocos a caminho do trabalho de salto alto e nem vou pra ONU de havaianas)

Odeio Obama

Paaapo, nem odeio.

Mas ele me deixou bastante chateada (e com os pes doendo) ontem. Devido a sua visita a Nova York, Obama simplesmente parou o transito. Literalmente.

Ele escolheu a conferencia da NAACP (a mais antiga associacao de direitos civis dos Estados Unidos) pra fazer o seu primeiro discurso como presidente em NYC.

E por causa disso, a policia fechou a Avenida Park quase completamente, e justamente onde eu precisava atravessar. Tive que andar quatro blocos a mais, de salto alto e com a minha bolsa cheia de tralha, so pra poder atravessar a avenida.

ah, Obama...

Opcoes, opcoes!

Gente, essa cidade eh impossivel.

Sabado, tem festival de musica africana no Prospect Park, outro festival de musica em Cony Island e o show do Paul McCartney no City Field.

O bom eh que alguns eventos sao de graca (claro que o do Paul McCartney nao eh) o que facilita a minha vida (e bolso) de estudante.

Mas ainda assim, a vida ideal aqui em nyc eh tudo o que eu nao tenho:
Ter mais de 21, um trabalho que pague bem (muito bem, vamos por assim)e morar em lugar mais movimentado.
Bom, na vida nao pode-se ter tudo, entao vou me divertindo com o que eu tenho :)

I <3 MoMA

Ontem tive uma das melhores surpresas do verao.

Fui ao MoMA para ver "A Ultima Parada 174" e acabei assistindo o show da Adriana Calcanhoto, no Sculpture Garden!!!

Adriana estava la para a abertura da mostra de uma serie de filmes brasileiros, incluindo um documentario sobre MPB em que ela participa tambem.
Entre as musicas que eu ja sabia de cor, ela cantou tambem uma mistura de "Music" da Madonna, com um toque de Carmen Miranda no meio, ao som de notas do violoncelo.

Depois do show, esbarrei com o Caua Reymond, uma jornalista da globo e o diretor Bruno Barreto, que assistiu ao filme na mesma fila que eu.
O filme em si eh bom, eu sinceramente esperava mais. Mas ainda assim, um bom filme, bem ao estilo dos filmes brasileiros atuais (Cidade de Deus, Meu Nome Nao eh Johnny e etc.)

Hoje devo ir assistir a filarmonica de ny no Central Park. Se nao chover, claro.

Thursday, July 16, 2009

"ShitStorm"

Okey, oficialmente minha primeira ratada no estagio!!!

\o/\o/\o/

Ontem enviei cartas de agradecimento a doacoes recebidas desde maio ate julho. O erro aconteceu porque eu tambem enviei as thank you letters pra pessoas que fizeram o pagamento do cafe da manha que o escritorio organizou na Assembleia Geral da Conferencia dos Unitarios Universalistas. Ou seja, como eles nao fizeram doacao nenhuma, recebi uns 3 emails, super educados mencionando o meu erro.


Ninguem eh perfeito.

"Sweetheart"

Outro dia estava comentando com uma amiga como linguas latinas sao muito mais sonoras que linguas anglo-saxonicas.

Um bom exemplo sao palavras relacionadas a namorados/parceiros/conjuges etc.

"Amor", "Querida", "Coracao" e ate "Bemzinho" soam bem e expressam o carinho do relacionamento.

Por outro lado, so de ouvir "Sweetie" ou "Sweetheart", ja me da um frio na espinha. Eh tao (literalmente) extra-acucarado e me soa meio infantil.

Talvez isso seja o meu lado "latino" falando mais alto. Ou talvez seja o fato de que algumas linguas sao mais expressivas que outras, especialmente quando estamos falando de afeto e carinho.

Enfim, "sweetheart" corta o meu barato.

Wednesday, July 15, 2009

uhr. ta quente.

Nossa senhora que calor.

Amanha vou assistir "A Ultima Parada 174" e o Bruno Barreto (diretor) vai dar uma palavrinha antes do filme :)

Enquanto isso, continuo trabalhando junto com as minhas criancas em Gana e planejando minha ida a China. 24 dias... estou ansiosa/nervosa.

Monday, July 13, 2009

Enquanto isso, no ônibus...

Lá estava eu, sentada no M31 voltando pra casa.
O ônibus estava meio cheio, mas não completamente lotado
Uma mulher, nos seus quarenta, cinquenta anos, entra no ônibus com duas sacolas enormes.
Meio desengonçada, ela tenta achar um lugar pra ficar em pé, sem ficar no passagem do resto das pessoas.

Eu penso: - hum, eu deveria dar o meu lugar pra ela, tadinha, cheia de sacolas...

Aí eu reparo nas sacolas. Bloomingdale's.
Ps.: Bloomingdale's só vende coisa de grife (grife mesmo, Chanel, Dior e cia) e é super cara.

Num flash, minha cabeca dispara, junto a um risinho maldoso: - Tadinha nada. Se tem todo esse dinheiro pra gastar no Bloomingdale's e queria sentar, deveria ter pego um taxi.

Ainda bem que eu nao verbalizo tudo o que eu penso.
E desse jeito eu tambem nao vou pro ceu.

Oh, well!

Friday, July 10, 2009

Praia!

Entao, fui pra praia.
Rockway Beach pra ser mais precisa.

Eh uma praia na cidade, Nova York ainda.
(Devo dizer que nyc tem me surpreendido muito)

Entao, fui com minha amiga, Moyo e mais tres amigas que fizeram High School com ela.
O detalhe eh que Moyo eh nigeriana, assim como as amigas dela.

Primeiro, eu estava indo pra praia, e so. Depois, descobri que iamos encontrar mais gente na praia, e so. Quando chegamos na praia em si (quase 1 hora e meia depois que eu sai de casa), fiquei sabendo que estamos indo na verdade pruma festa na praia.

O que eu so descobri quando eu cheguei la, eh que era na verdade uma festa nigeriana na praia, pelo simples fato de que todas as pessoas que estavam la eram nigerianas, exceto por mim, a brasileira e outra garota de Camaroes.

Apesar de ter me sentido meio deslocada no comeco, pelo simples fato de que todo mundo falava ingles com um sotaque CARREGADISSIMO, depois me entrosei e foi muito divertido.

Me entrosei da melhor forma a brasileira: Jogando futebol. Jogamos bola na praia, 4 meninas e mais um monte de caras. E claro, eu fui a primeira menina escolhida, porque eles queriam a brasileira no time deles.

A praia em si era, decente. A agua estava geladissima, entao so molhei meus pes. O interessante eh que eu era a unica pessoa na "festa" inteira (e em grande parte da praia) que estava passeando de biquini (o que deveria ser perfeitamente normal para uma praia, mas nao... estou nos Estados Unidos e nao no Brasil). Fui com meu biquini mais comportado e ainda assim, me senti a "indecente". Desaprovo completamente os biquinis americanos.

Enfim, depois que me bronziei, coloquei meu short e me senti mais parte do todo.
Acho que assim foi bom, um choque de cada vez, de leve e rapido.

Mas o melhor eh que durante o verao, as horas na praia sao maximizadas. Ficamos ate as 7 la e o sol ainda estava bonitao e brilhante.



Enfim, Nova York, de novo me surpreendendo. Nunca imaginei que iria ver tantas arvores aqui e nunca imaginei que iria a praia aqui.

Manha - Gilad

Entao, falo mais do meu relacionamento com Gilad.

Verao chegou e eu pensei que seria uma boa epoca pra me exercitar.
Tentei ir caminhar/correr no Central Park, mas nao faz muito meu estilo (atividade demais). Pensei em me matricular em uma academia, mas nao faz muito meu estilo tambem (dinheiro de menos).

Ate que achei a solucao pro meu impasse!

Enquanto passava os canais na tv, fui cativada por ele. Ele, sim! Gilad!
Gilad eh o meu muffin israelense, com quem eu me encontro todas as manhas.

Ele tem me ajudado a exercitar meus bracos, pernas e abdomen, pra alegria do meu bolso e do corpo e tristeza do vizinho que mora no apartamento de baixo.

Gilad me entende. Ele nao requere muito de mim. Ele sabe que eu nao tenho step, ou uma bola ou halteres. Ele sabe que eu so tenho forca de vontade e um pouco de preguica tambem.

Gilad me incentiva. "Excellent!" "Nice Workout!" "Good Job!" ele fala o tempo todo.
Ele sabe que a essa altura, minhas coxas estao doendo e meus bracos estao cansados, mas ainda assim, estou fazendo a rotina que ele pediu.

Gilad sabe que eu nao sou nenhuma rata de academia. Ele fala: "Beginners, with me!" E eu o acompanho.

Gilad stand by me. Ah, Gilad, qualquer exercicio com voce eh melhor.

Thursday, July 9, 2009

Manha.

Bom, eh por isso que eu nao gosto do Cecil.

Explico: Cecil eh o porteiro que fica de manha no predio onde eu estou morando.
Esses ultimos dias ele tinha ate ganhado uns pontos comigo...

- Bom dia, senhorita, como esta?
- Bom dia Cecil, tudo bom e voce?
- Melhor agora, voce esta radiante!

Mas hoje de manha...

- Bom dia, Cecil!
- Bom dia, senhorita. Voce parece que esta pronta pra voltar pra cama.
- Ahn?
- Ta com uma cara de cansada...

Como assim? Hoje que eu acordei gloriosamente, fiz exercicio com Gilad (depois conto sobre ele...), vesti a blusa que a Ali me deu, pus meus brincos novos e tudo mais...
Enfim. Talvez seja porque a blusa eh meio cor de vomito (mas ela nao eh feia, eh muito bonita, juro!), ou porque ontem sai com as meninas prum bar em downtown e cheguei tarde em casa (Mae, nao se preocupe. Eu nao bebi, eu nao tenho 21 anos e eles estavam pedindo identidade. Bebi um coquetel nao-alcoolico, suco em outras palavras, mas que parecia coquetel de verdade, ja que ninguem precisa saber que eu sou novinha :)


Agora deixa eu voltar ao trabalho porque as criancas do distrito Manya Krobo, em Ghana me esperam.

Friday, July 3, 2009

Praia!

Gente, desculpa por nao estar postando esses ultimos dias.

Essa semana voou- estive em Boston, muito trabalho no estagio e agora feriado de 4 de julho.
Por sinal, como o feriado cai num sabado, a sexta esta sendo de folga (pra empresas e etc., mas o comercio funciona normalmente), inclusive pra mim!

Entao, nada mais "feriado" do que ir pra praia!

Sim, estou indo pra praia, em NYC.


Conto depois como foi a experiencia.